Glacaglia, Maria Cecília Eventos: como criar, estruturar e captar recursos/ Maria Cecília Glacaglia.- São Paulo: Pioneira Thomson. Learning, 2006.
Quem quer que tenha acompanhado a historia dos eventos fica bastante impressionado com o rápido e grande desenvolvimento do setor relacionado a negócios, tanto nos Estados Unidos como no Brasil. Kotlher(1990) situa nos anos iniciais da década de 1950 o começo, ainda tímido, do destaque dos eventos na área de promoção de vendas.
No Brasil, a primeira feira de negócios propriamente dita, a Fenit- Feira Nacional da Industria Têxtil -, foi realizada em 1958. O complexo Anhembi foi inaugurado em 1970, com a feira do Salão do Automóvel. Nesses eventos pioneiros não havia venda de produtos no local da sua realização.
Ao se observar, hoje, a evolução dos números e a importância que os eventos de negócios adquiriram, fica-se impressionado com a constatação de que tal desenvolvimento se tenha dado em cerca de apenas 50 anos. Além dessa visível evolução, há que se considerar a ocorrência de mudanças significativas nesses eventos. Para boa parte da população, muitos eventos banalizaram-se pela repetição, falta de novidades e inoperância de seus organizadores.
Surgiram, então, para o proponente de eventos requisitos que, embora não fossem novos, se tornaram cada vez mais imprescindíveis, como idéias muito criativas, excelentes estruturação, projetos e proposta adequados, capacidade de comunicação e facilidade de vendas na busca de patrocínios que viabilizassem a realização de seus eventos.
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