terça-feira, 2 de setembro de 2008

Resumo livro: Como criar, estruturar e captar recursos (Maria Cecília Giacaglia)


Glacaglia, Maria Cecília Eventos: como criar, estruturar e captar recursos/ Maria Cecília Glacaglia.- São Paulo: Pioneira Thomson. Learning, 2006.

Quem quer que tenha acompanhado a historia dos eventos fica bastante impressionado com o rápido e grande desenvolvimento do setor relacionado a negócios, tanto nos Estados Unidos como no Brasil. Kotlher(1990) situa nos anos iniciais da década de 1950 o começo, ainda tímido, do destaque dos eventos na área de promoção de vendas.
No Brasil, a primeira feira de negócios propriamente dita, a Fenit- Feira Nacional da Industria Têxtil -, foi realizada em 1958. O complexo Anhembi foi inaugurado em 1970, com a feira do Salão do Automóvel. Nesses eventos pioneiros não havia venda de produtos no local da sua realização.
Ao se observar, hoje, a evolução dos números e a importância que os eventos de negócios adquiriram, fica-se impressionado com a constatação de que tal desenvolvimento se tenha dado em cerca de apenas 50 anos. Além dessa visível evolução, há que se considerar a ocorrência de mudanças significativas nesses eventos. Para boa parte da população, muitos eventos banalizaram-se pela repetição, falta de novidades e inoperância de seus organizadores.

Surgiram, então, para o proponente de eventos requisitos que, embora não fossem novos, se tornaram cada vez mais imprescindíveis, como idéias muito criativas, excelentes estruturação, projetos e proposta adequados, capacidade de comunicação e facilidade de vendas na busca de patrocínios que viabilizassem a realização de seus eventos.

GERAÇÃO, SELEÇÃO E TESTE DE IDEIAS PARA EVENTOS.

As rápidas mudanças do mercado, a exigência dos consumidores como a acirrada concorrência faz com que as empresas tenham que repensar seus modelos de negócios e estratégicas. Isso tem atingido também o setor de eventos, que para se manter no mercado devido o aumento no numero de eventos tem a necessidade de buscar projetos criativos e diferenciados da concorrência.
Muitas empresas ou profissionais lançam eventos com a primeira idéia que surge, sendo compreensível isso devido o pouco tempo que tem para o planejamento e a realização do evento. Mas e necessário o surgimento de varias idéias para que possam escolher poucas realmente boas. E para a geração dessas idéias e necessário recorrer algumas técnicas.
As fontes de geração de idéias são classificadas em duas categorias: internas e externa á empresa. Sendo que as principais fontes de idéias de cada categoria são:
Fontes internas: equipe de vendas, equipe de suporte e atendimento, caixas de sugestões, pesquisas internas, estruturas interna de pesquisa.
Fontes externas: clientes, parceiros e fornecedores, concorrência, outros eventos e outras fontes.

Uma vez gerada, selecionada e testada a melhor idéia entre as cogitadas, o promotor enfrentará a próxima etapa do processo, que consiste na estruturação da idéia selecionada.


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